Charles Chaplin

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." (Charles Chaplin)

Blog Tudo em questão!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A ameaça dos mosquitos !

As variadas espécies de mosquitos traz consigo variados tipos de doenças que nunca poderíamos imaginar, além das mais famosas é claro, como a: dengue, malária, ...
Nos mantermos informados sobre esses assuntos incomuns , nos faz pessoas mais prevenidas com 
alguns tipos de incidentes ameaçadores, por falta de cuidados individuais.
São alguns tipos de doenças causadas por mosquitos:



Dengue
A dengue é transmitida por mosquitos e, nos últimos anos, ela se tornou um problema sério de saúde. A dengue aparece especialmente nas áreas urbanas. Estima-se que ocorrem cerca de 50 milhões de casos de dengue todos os anos (OMS). Também há uma complicação conhecida como dengue hemorrágica e mais de 40 países ao redor do mundo já tiveram epidemias.

CONTÁGIO
A dengue é transmitida pelos mosquitos Aedes da mesma maneira que a malária – com exceção de que estes mosquitos picam durante o dia. Eles se reproduzem na água suja, geralmente devido ao mau saneamento e esgotos das zonas urbanas.

Filaríase
120 milhões de pessoas ao redor do mundo estão infectadas com esta doença. CONTÁGIO Esta doença é transmitida por mosquitos infectados com as larvas de um verme.

CONTÁGIO
Em um terço dos casos conhecidos, as larvas adultas se desenvolvem na corrente sangüínea e no sistema linfático. Isto pode produzir bloqueios que causam:
  • elefantíase (inchaço e aumento dos membros, geralmente das pernas) – 15 milhões de pessoas.
  • lesão genital (hidrocela: inchaço do escroto) – 27 milhões de homens
  • infecção linfática (dor e inchaço das glândulas linfáticas, freqüentemente com náuseas, febre e vômitos) – 16 milhões de pessoas.
Nos outros dois terços das pessoas, os danos causados aos seus sistemas linfáticos e renais poderão passar despercebidos, mas estas pessoas passam por muitos problemas de saúde e perdem muitos dias de trabalho.

Malária
Estima-se que existam entre 300 a 500 milhões de casos de malária por ano. A malária é uma das cinco maiores causas de mortalidade entre crianças com menos de 5 anos de idade. A OMS estima que mais de 1 milhão de crianças e até 1 milhão e meio de adultos morrem por causa da malária anualmente. 90% das mortes acontecem na África. As crianças com menos de cinco anos e as mulheres grávidas correm um maior risco de terem sérios ataques desta doença.

CONTÁGIO
A malária é transmitida apenas pelos mosquitos Anófeles. Podemos diferenciar estes mosquitos dos outros pela maneira como mantêm a cauda levantada. Quando os mosquitos picam, eles chupam sangue. Se a pessoa picada pelo mosquito tiver malária, os parasitas encontrados neste sangue se reproduzem e se desenvolvem no mosquito.
Quando o mosquito pica uma outra pessoa, estes parasitas são injetados com a saliva do mosquito. A pessoa poderá, então, contrair malária.
Quase todos os mosquitos Anófeles se alimentam entre o pôr-do-sol e o nascer do sol. Após se alimentarem, eles descansam nas paredes ou no teto, enquanto digerem o sangue.
As fêmeas se alimentam com sangue a cada dois ou três dias. O sangue fornece proteínas para que desenvolvam os seus ovos. Elas depositam os ovos em água raza (poças) ou lagoas. Os ovos se transformam em larvas, as quais demoram cerca de uma semana para se tornarem mosquitos adultos. As larvas do mosquito flutuam horizontalmente na água, o que difere dos outros tipos de larvas.]

Febre amarela
A febre amarela é encontrada em muitas partes da África e da América Latina. Ela é uma doença causada por um vírus e é transmitida por mosquitos. O vírus pode sobreviver nos seres humanos e nos macacos.

CONTÁGIO
A infecção é transmitida através da picada de um mosquito infectado ou de um mosquito que transporta o sangue infectado de um humano ou de um macaco.

Doença do sono
Na África, cerca de 55 milhões de pessoas estão expostas ao risco de contraírem a doença do sono (ou tripanossomíase). Apesar desta doença ter sido quase erradicada em muitos países nos anos 50, ela está alcançando as proporções de uma epidemia hoje em dia. A falta de medicamentos para o tratamento tem aumentado o contágio e o número de falecimentos. Esta é uma doença das zonas rurais, onde os casos geralmente não são relatados e não há tratamento disponível.

CONTÁGIO
A doença é transmitida pela mosca africana (tsé-tsé) – uma mosca grande, com asas em forma de cruz, que vive na margem dos rios, nas florestas ou em arbustos pequenos. As moscas contraem a infecção ao chupar o sangue de um animal ou de uma pessoa infectada. Os parasitas se multiplicam na mosca e são injetados com a saliva em uma outra pessoa.

Leishmaniose
A leishmaniose é um grupo de doenças parasitárias relacionadas que, em conjunto, afetam 12 milhões de pessoas em 88 países ao redor do mundo. Grandes movimentações de pessoas – assim como a ocupação de novas regiões nas planícies tropicais da América do Sul, ou o crescimento da mão-deobra migratória – faz com que números cada vez maiores de pessoas desprotegidas das zonas urbanas entrem em contato com a doença nas zonas rurais e aumenta significativamente a propagação da doença. As pessoas que já contraíram o HIV correm um risco maior de sofrerem manifestações severas da doença.

CONTÁGIO
As doenças são transmitidas por um pequeno mosquito-pólvora. Somente as fêmeas picam, a fim de se alimentarem com o sangue para que os seus ovos se desenvolvam. A picada dolorosa desses mosquitos pode transmitir os parasitas.

Doença de Chagas
Entre 16 e 18 milhões de pessoas estão infectadas com a doença de Chagas nos países latinoamericanos. Estima-se que cerca de 45.000 pessoas morram por ano por causa desta doença. Muitas outras mortes podem ocorrer, mas elas são registradas sob outras causas.

CONTÁGIO
A doença é transmitida através de um besouro sanguessuga marrom (castanho), com um formato oval e de aproximadamente 2cm de comprimento.Estes besouros vivem em fissuras de casas mal rebocadas, principalmente nas zonas rurais. Os insetos saem das fissuras durante a noite para se alimentarem com o sangue das pessoas adormecidas. Eles também são conhecidos como ‘besouros do beijo’ pois preferem se alimentar no rosto das suas vítimas, enquanto estão dormindo. Enquanto os besouros estão se alimentando, os parasitas passam para o sangue da vítima. A infecção é passada da mãe para o bebê, e pode ser transmitida através de transfusões de sangue.

O uso de repelentes, previne a pessoa a evitar alguns tipos de contágios, mais os cuidados são os de sempre: evitar água limpa parada, manter qualquer que seja recipientes fechados,entre outros.
Ah! E um alerto muito importante, caso viaje de um estado para o outro fique atento as vacinas preventivas e evite estragar sua viagem por causa de um inseto.
Qualquer informação, consulte sempre na internet e fique alerta, todo cuidado é pouco, não se pegue desprevenido!

Um comentário: