Charles Chaplin

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." (Charles Chaplin)

Blog Tudo em questão!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Gosto é que nem a bunda !

Vivemos em um século em que a diversidade está em um nível altíssimo e assim como temos que aprender a viver com o avanço tecnológico, porque não aprender também a viver com a diversidade? E não falo da étnica apenas, mas principalmente da SOCIAL!

Claro que todo temos um livro arbítrio, mas o tempo passa e muitos fatores se tornam interinfluência no desenvolvimento do caráter pessoal em sociedade. Não estou dizendo que concordo, mas observe comigo algumas das influências mais comentadas:

Para mim viver melhor em viver em harmonia, respeito, paz, saúde e tantas outras coisas boas.

Se entramos numa era tecnológica, nos adaptamos À ela p/ viver melhor. E essa traz consigo as diversidades, culturais, sexual, étnica, entre outras que surgem, onde a não aceitassão  tem resultados vergonhosos e trágicos, como, o bulling e até a morte em si. POR QUE NÃO NOS ADAPTARMOS A ELA?!

A sociedade tem que aprender a entender que antes da mídia exagerar nisso, outras coisas já influenciavam seus filhos, família e amigos, e que não é porque nos dias de hoje os fatos são + descarados, que vai ser diferente ou pior.
A ética é algo pessoal que se torna universal por sem bem vista a quem prática. Mas a moralidade cabe a cada um ser humano cultivar e viver, e até quem sabe ensinar a conviver.

Eu não gosto de ligar a TV e ver duas pessoas do mesmo sexo se beijando, se amando, realmente é um absurdo, porém você não deixa de acreditar que a um relato de guerra, que a pobreza ainda existe nos dias atuais, que houve morte, roubo, desaparecimento, entre muitas outras desgraças. PORQUE É A REALIDADE!
As mídias transmitem, pode até ser com mais exageros, a realidade de uma sociedade diversamente desestruturada/estruturada (quem sou eu p/ dizer!?) e que todos nós conhecemos e nem por isso deixamos de aprender a conviver e aceitar, ou fingimos não saber até que aparece na nossa frente. A televisão mostra tudo, cabe a nós fazer as restrições, pois as influências causadas não serão responsabilidades deles.


Não estou defendendo as emissoras, mas quando pequena tive uma criação em que meus pais sempre falou do que era errado, do que eu não podia fazer que era feio, que era falta de educação, do que não dava certo, entre tantos outros conselhos; aprendi, cresci e convivi com muitas destas tais coisas erradas e pela minha educação eu aprendi a separar os fatos, a respeitar e para isso não foi preciso eu discriminar e tive minha personalidade não sofri más influências  e nem tão poucos boas. Eu decidir a fazer minhas escolhas de cia, e se de muitas delas foi erradas não me igualei e nem por isso me afastei, tive com elas lembranças eternas e as conheço até os dias de hoje. ENTÃO NÃO IMPORTA O QUÃO FEIA SEJA SUA IMAGEM MORAL SE QUEM TE RODEIA TIVER UM PINGO DE EDUCAÇÃO. SE GOSTA, CONVIVA, SE NÃO GOSTA CONVIVA TAMBÉM E APRENDA A RESPEITAR, CASO CONTRARIO NÃO LHE DIRIJA A PALAVRA E EVITE CONSTRANGIMENTOS.



#SOMOS TODOS IGUAIS. BRAÇOS DADOS OU NÃO.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Não que todas são um exemplo de mulher ...

Mas é um ser que merece ser respeitado. Algumas tem determinados tipo de comportamento porque nasceram assim, mas existe outras que se tornam por diversos motivos.

Há quem julgue tanto esse ser, e esses são exatamente do mesmo lado.
Há quem admire e tenta ser "o" mesma.
Há quem não quer nem chegar perto, mas esquece que sem uma não existiria.
Há quem faça maldades ou sejam mal tratados.
Há quem a glorifique e os que ofendem.
Há tantos ares e tantas palavras. E por mas bonitas que sejam, nunca vão conseguir descrever o quão importante é a simples existência de uma... MULHER!

Elas podem ser piriguetes, tímidas, românticas, estressadas, masculinizadas e muitas outras personalidades. Mas nesses caminhos que percorrem, encontram sua maneira de viver. É admirável e inexplicável, mas sim, pode ser cuidadosamente observado.

domingo, 13 de maio de 2012

Choro de mulher


Um garotinho perguntou à sua mãe:
 - Mamãe, por que você está chorando?

E ela respondeu:
- Porque sou mulher...
- Mas... Eu não entendo.

 A mãe se inclinou para ele, abraçou-o e disse:
- Meu amor, você jamais irá entender! ...

Mais  tarde o menininho perguntou ao pai:
- Papai, por que mamãe às vezes chora, sem motivo?

O homem respondeu:
- Todas as mulheres sempre choram sem nenhum motivo...
Era tudo o que o pai era capaz de responder

O garotinho cresceu e se tornou um homem. E, de  vez em quando, fazia a si mesmo a pergunta:
Por que será que as mulheres choram, sem ter motivo para isso?

Certo dia esse homem se ajoelhou e perguntou a Deus:
- Senhor, diga-me... Por que as mulheres choram com tanta facilidade?

E Deus lhe disse:
- Quando eu criei a mulher, tinha de fazer algo muito especial. Fiz seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro...  Porém suficientemente suaves para confortá-lo!

- Dei a ela uma imensa força interior, para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provém de seus próprios filhos!

- Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar da sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros entregam os pontos!

- Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito... Essa sensibilidade lhe permite afugentar qualquer tristeza, choro ou sofrimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência!

- Porém, para que possa suportar tudo isso, Meu filho... Eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente suas, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade!

O homem respondeu com um profundo suspiro...
- Agora eu compreendo o sentimento de minha mãe, de minha irmã, de minha esposa...
- Obrigado, Meu Deus, por teres criado a mulher.


terça-feira, 24 de abril de 2012

MATURIDADE!




É ter o poder de controlar a raiva e de resolver divergências sem violência nem destruição.

Maturidade é ter paciência e disposição para abrir mão de um prazer imediato, com vistas a uma vantagem em longo prazo.

Maturidade é ter perseverança, é empenhar-se a fundo num programa, a despeito da oposição e dos contratempos desalentadores.

Maturidade é ter abnegação, é atender às necessidades alheias.

Maturidade é ter a capacidade de enfrentar o desagradável e a decepção sem nos tornarmos amargos.

Maturidade é ter humildade. Uma pessoa madura consegue dizer: "Perdoe-me." E, quando fica provado que estava com a razão, não sente a necessidade de se vangloriar: "Eu não disse?"

Maturidade significa credibilidade, integridade e cumprimento da palavra.

Os imaturos encontram pretexto para tudo. São os retardatários crônicos, os contadores de vantagens, que falham no momento das crises. A vida dessas pessoas é um emaranhado de promessas não cumpridas, assuntos inacabados e amizades desfeitas.

Maturidade é ter a capacidade de viver em paz com o que não se pode mudar.


(paulociani@hotmail.com)

domingo, 22 de abril de 2012

"A Colina"

Estádio de São Januário em construção ainda sem o anel da arquibancada
Fundado no dia 21 de abril de 1927, o Estádio Vasco da Gama acabou ficando mais famoso como São Januário, que é o nome de umas das principais ruas que levam ao estádio. O primeiro jogo disputado em São Januário foi entre Vasco e Santos. A partida terminou em 5 a 3 para os paulistas. O primeiro gol foi marcado pelo santista Evangelista. Já o primeiro gol do Vasco no seu estádio foi marcado por Galego.
Pontapé inicial da partida inaugural de São Januário entre Vasco e Santos no dia 21 de abril de 1927

Antes da construção da Colina, como também é conhecido o estádio, o Vasco mandava seus jogos no campo do Andaraí, que depois acabou se tornando o campo do América. São Januário foi fundado graças aos próprios vascaínos, que fizeram uma campanha para arrecadar dinheiro para a compra de um bom terreno em São Cristóvão. A etapa seguinte foi arrecadar uma quantia que fosse suficiente para a construção do estádio. Em apenas 11 meses o Estádio Vasco da Gama ficava pronto.

O estádio é a principal sede do Vasco. Construída numa área de 56 mil metros quadrados e situada à Rua General Almério de Moura, 131, no bairro Vasco da Gama, o complexo conta com estádio, ginásio, parque aquático e setor administrativo. A fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os refletores do estádio foram inaugurados em 31 de março de 1928, no jogo entre Vasco e Wanderers, do Uruguai. Os cruzmaltinos venceram por 1 a 0, gol do ponta-esquerda Santana. O foi um gol olímpico, um dos primeiros que se teve notícia no futebol brasileiro. Dizem, inclusive, que a expressão "gol olímpico" surgiu nesta ocasião, já que o Vasco ganhou de um time do Uruguai, que era o atual campeão olímpico de futebol.
Entre 1927 e 1950 (ano da inauguração do Maracanã), o estádio do Vasco foi o maior do Rio de Janeiro. Entre 1927 e 1940 (ano da inauguração do Pacaembu), São Januário foi o maior do Brasil e entre 1927 e 1930 (ano da inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai) foi o maior da América do Sul.

A Seleção Brasileira jogou em São Januário pela primeira vez em 15 de janeiro de 1939. O jogo foi entre Brasil e Argentina, e os brasileiros foram derrotados por 5 a 1. Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", marcou o gol do Brasil. O jogador já havia atuado pelo Vasco anteriormente.

Números e Histórias



Campanha – Na construção do seu estádio, o Vasco mobilizou sócios e torcedores em uma campanha de arrecadação de contribuições, que possibilitou a compra de 6.600 barris de cimento e 252 toneladas de ferro.


Primeiro jogo – Na partida de inauguração do Estádio de São Januário, em 21 de abril de 1927, o Santos venceu o Vasco por 5 a 3. O santista Evangelista foi o autor do primeiro gol da história do estádio.


Iluminação – Em 31 de março de 1928, o Vasco venceu por 1 a 0 o Wanderers, do Uruguai, em amistoso que marcou a conclusão da curva das arquibancadas e a inauguração da iluminação do estádio. São Januário era, então, o único estádio onde se realizavam jogos noturnos.


Maior goleada – A maior goleada da era do futebol profissional, no Rio, foi dada pelo Vasco, em São Januário. O time do Expresso da Vitória atropelou o Canto do Rio, vencendo por 14 a 1 partida disputada em 6 de setembro de 1947.


Tombamento – A fachada do Estádio do Vasco, belo exemplar do estilo arquitetônico neocolonial – em voga na década de 1920 –, é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Maior artilheiro – Roberto Dinamite é o maior artilheiro de São Januário. Marcou 184 gols no Estádio, entre 1971 e 1992.

Fazendo a História



Está muito enganado quem pensa que São Januário só se confunde com a história do futebol. O presidente Getúlio Vargas (vascaíno, vale ressaltar) utilizava o estádio para falar ao povo brasileiro. As primeiras leis trabalhistas do Brasil, por exemplo, foram anunciadas em primeira mão em São Januário.
O atual presidente Roberto Dinamite é o maior artilheiro do estádio do Vasco. Ele fez 184 gols entre 1971 e 1992. Em seguida vem Romário, que fez o milésimo gol da sua carreira no estádio (fato homenageado com uma estatua em campo), o Baixinho fez 152 gol na Colina e para fechar esse pódio de ídolos, Ademir Menezes, o Queixada, com 94.
Em 2008, São Januário ganhou o prêmio de "Maravilha da Zona Norte". O estádio ficou em primeiro lugar na votação que escolheu as sete maravilhas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. E em 2002 o canal de televisão especializado em turismo Travel Channel incluiu São Januário numa seleta lista dos melhores estádios para se assistir uma partida. Faz parte dessa lista o Camp Nou, Bombonera, San Siro, entre outros.

O Caldeirão Vascaíno

Depois de Colina, outro nome que a torcida gosta de chamar o estádio é "Caldeirão". O nome ganhou força com a canção que vem das arquibancadas "São Januário meu Caldeirão", criada em 2007 pela torcida. Confira a letra:
Vou torcer pro Vasco ser campeão São Januário, meu caldeirão
Vou torcer pro Vasco ser campeão São Januário, meu caldeirão
Vasco, tua glória é tua história
É relembrar
O Expresso da Vitória
Contra o River Plate, sensacional
Gol do Juninho, no Monumental
Ole ole ole ole ole ole olá
Ole ole ole ole ole ole olá  

AMOR INCONDICIONAL _________________________________________ /+/ _______________________! 


Dia da Terra !



Existe ainda a possibilidade de nos conscientizarmos por alguma coisa nessa vida? 

 Existe, porém é coisa de momento, é só naquele segundo que mais de dez pessoas falam do mesmo assunto ao mesmo tempo e caem na real que tudo é CONSEQÜÊNCIAS DOS NOSSOS ATOS!


Dia da Terra.
Cuide-a, preserve-a !

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Uma Rosa Branca para cada um que se vai ..!


Sei que não vai diminuir a dor...
UM POUCO DE PAZ!
Sei que não vai trazer ninguém de volta ..

Mas deixo uma rosa, mesmo que virtual, se eu pudesse de perto diminuir a dor daqueles que sente falta dos que já se foram e diminuiria a minha junto.

Pois sei que palavras não traz ninguém de volta, mas conforta um coração e uma mente desolada.

Eu dedico uma rosa p/ cada pessoa que já não se encontram ao nosso redor que começaram o ano partindo por caminhos que a vida segue.

P.S.: Pelas almas que se foram nas enchentes, nos desabamentos dos prédios ontem no Centro do Rio de Janeiro, atentados pelo mundos, guerras internas e externas a população, a violência, e muitas outras coisas nas quais não temos consciência que acontecem todos os dias.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Água fonte de vida!

Se incluíssemos 90% de água em nossas vidas teríamos menos problemas do que você pode um dia imaginar. Motivos pessoais e de conquistas próprias em realizações de sonhos pude perceber que a água vai além de uma fonte de vida, não apenas em preserva lá, mas também em consumi lá. #FICADICA

Pesquisas comprovam que ...

Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas. A água está distribuída da seguinte forma no planeta Terra:

- 97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março.

A água é de fundamental importância para a vida de todas as espécies. Aproximadamente 80% de nosso organismo é composto por água. Boa parte dos pesquisadores concorda que a ingestão de água tratada é um dos mais importantes fatores para a conservação da saúde, é considerada o solvente universal, auxilia na prevenção das doenças (cálculo renal, infecção de urina, etc.) e proteção do organismo contra o envelhecimento.

Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.
A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.

Ciclo da água

O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, consiste no processo dinâmico de diferentes estágios da água. Para melhor compreensão deste ciclo podemos iniciar sua explicação através da evaporação da água dos oceanos. O vapor resultante das águas oceânicas é transportado pelo movimento das massas de ar. Sob determinadas condições, o vapor é condensado, formando as nuvens, que por sua vez podem resultar em precipitação. A precipitação pode ocorrer em forma de chuva, neve ou granizo. A maior parte fica temporariamente retida no solo, próxima de onde caiu, e finalmente retorna à atmosfera por evaporação e transpiração das plantas. Uma parte da água resultante, escoa sobre a superfície do solo ou através do solo para os rios, enquanto que a outra parte infiltra profundamente no solo e vai abastecer o lençol freático.

Água no Brasil

O Brasil é um país privilegiado com relação à disponibilidade de água, detém 53% do manancial de água doce disponível na América do Sul e possui o maior rio do planeta (rio Amazonas). Os climas equatorial, tropical e subtropical que atuam sobre o território, proporcionam elevados índices pluviométricos. No entanto, mesmo com grande disponibilidade de recursos hídricos, o país sofre com a escassez de água potável em alguns lugares. A água doce disponível em território brasileiro está irregularmente distribuída: aproximadamente, 72% dos mananciais estão presentes na região amazônica, restando 27% na região Centro-Sul e apenas 1% na região Nordeste do país.

Outro fator agravante é a ausência de saneamento básico nas residências da população brasileira. Atualmente, 55% da população não tem água tratada nem saneamento básico. Políticas públicas devem ser desenvolvidas para reverter esse quadro. Pesquisas indicam que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, o governo deixa de gastar R$ 5,00 em serviços de saúde, ou seja, são investimentos que proporcionam qualidade de vida para a população e economia aos cofres públicos em curto prazo.

Possíveis atitudes para reduzir o desperdício de água:

- Aproveitar as águas da chuva, armazenado-as de maneira correta;

- Fechar a torneira enquanto escova os dentes;

- Reaproveitar o papel. Isso é muito importante, pois para produzir papel gasta-se muitos litros de água;

- Acabar com o pinga-pinga da torneira. Uma torneira gotejando, gasta, em média, 46 litros de água por dia;

- Reduzir o consumo doméstico de água potável;

- Não contaminar os cursos d’água;

- Agir como consumidores conscientes e exigir que as empresas produzam detergentes e produtos de limpeza que diminuam a poluição do meio ambiente (biodegradáveis);

- Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;

- Ao tomar banho, devemos desligar o chuveiro ao ensaboar, pois uma ducha chega a gastar mais de 16 litros de água por minuto.

Todas essas mudanças de hábitos são pequenas, no entanto, geram grandes diferenças. Faça você a sua parte, contribua para a preservação do bem mais valioso da Terra.

# Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola